Dentística

A dentística é uma especialidade da odontologia responsável por deixar o sorriso com uma melhor aparência e com uma melhor funcionalidade. Os procedimentos de dentística podem ser indicados tanto para a melhora da estética, mas também com função restauradora.

Tipos de especialidades

Restaurações

As restaurações dentárias são procedimentos buscados para tratar traumas causados por cárie ou fratura.
Sua principal função é reconstruir a estrutura dentária, evitando graves consequências ao paciente, como a perda de um dente, por exemplo.

Normalmente é realizada primeiro a retirada da parte afetada do elemento, sendo essa área preenchida por materiais específicos, capazes de impedir a infecção ou a deterioração do local.

Existem dois tipos de restaurações:

• Restaurações diretas: quando o material é aplicado diretamente sobre o dente.
  • Restaurações indiretas: quando o material precisa de um preparo para ser encaixado

Facetas Dentárias

As facetas são indicadas para melhorar a estética do sorriso, promovendo alterações no formato, tamanho e tonalidade dos dentes. Ao mesmo tempo, trazem mais saúde bucal por corrigirem imperfeições que interferem na mastigação e na higienização.
As facetas dentárias são próteses muito finas confeccionadas em porcelana ou resina. São parecidas com uma capa que tem o formato do dente do paciente. Elas são coladas sobre o esmalte dentário para modificar características como tamanho, contornos e tonalidade. Também podem corrigir pequenos desalinhamentos e fraturas de baixa gravidade.

A faceta em resina é confeccionada de forma direta no dente. O dentista aplica a resina sobre o esmalte e modela o material. Essa técnica é mais indicada para quem precisa fazer pequenas alterações, como corrigir uma fratura ou preencher um espaço.

No caso das faceta de porcelana, ela é confeccionada em um laboratório de próteses com base no planejamento feito pelo dentista. São as capinhas das quais falamos. Depois de prontas, elas são coladas sobre o esmalte dentário.

Clareamento dentário

O clareamento dental é uma microlimpeza da estrututura do dente. Com o passar do tempo, os dentes ficam com uma cor mais amarelada, por causa de pigmentos causados pelos próprios alimentos.
Através de géis e produtos oxidantes capazes de penetrar o esmalte e a dentina, o tratamento quebra as moléculas de pigmentos causadoras de manchas, dando ao sorriso um aspecto mais branco e uniforme.

Peeling gengival

Pelling gengival também conhecido como clareamento da gengiva, elimina as manchas no tecido bucal a partir da técnica de melanoplastia, baseada na abrasão do epitélio (o material orgânico que reveste a pele e as cavidades dos órgãos).
O procedimento é indolor, porque é aplicada sob anestesia local e também há pouco sangramento.

As manchas na gengiva, tecnicamente conhecidas por pigmentação melânica gengival, são caracterizadas por excesso de melanina (células que dão cor à pele). Podem ser de tonalidade acastanhada, acinzentada ou preta e são mais comuns em pessoas negras e asiáticas. Mas outras manchas podem surgir na gengiva em consequência do fumo ou do contato da gengiva com metais utilizados em alguns tipos de próteses dentárias.

O profissional de dentística vai ser o seu melhor amigo, indicando os procedimentos que podem melhorar a saúde e a estética dos seus dentes, deixando o seu sorriso do jeitinho que você gosta.