Prótese Dentária

A prótese dentária é uma estrutura utilizada para substituir um ou mais dentes, assim como outras partes da boca, como gengiva ou ossos, promovendo a restauração do sorriso, além de melhorar a mastigação, a fala e a autoestima.
A prótese dentária é uma estrutura utilizada para substituir um ou mais dentes, assim como outras partes da boca, como gengiva ou ossos, promovendo a restauração do sorriso, além de melhorar a mastigação, a fala e a autoestima.

As próteses dentárias podem ser classificadas em diferentes tipos: fixa, quando é aparafusada e não pode ser removida da boca; removível, quando pode ser retirada durante a noite, por exemplo; parcial, quando apenas alguns dentes são substituídos; ou total, quando é usada para repor todos os dentes naturais que foram perdidos.

Além disso, as próteses dentárias também podem ser removíveis, quando a pessoa pode retirar a prótese, ou fixas, quando a prótese é fixada na mandíbula ou os dentes faltantes são aparafusados. O tipo de prótese dentária deve ser indicada pelo dentista, após avaliação dos dentes comprometidos ou em falta, da saúde da gengiva e dos ossos.

  • PRÓTESE FIXA é aquela que é aparafusada na boca e que não pode ser retirada. Os principais tipos de prótese fixa são:
    1. Coroa e pivot: são usadas para restaurar somente uma parte do dente;
    2. Ponte: são coroas unidas que são fixadas em dentes naturais, servindo de apoio para preencher a ausência de um ou mais dentes;
    3. Faceta: conhecida também como lente de contato dentária, é um tipo de prótese indicada para dentes com desgaste e cobre somente a parte da frente do dente
  • PRÓTESE REMOVÍVEL é aquela que pode ser removida da boca e que, por isso, não é aparafusada. Por norma, a prótese é retirada durante a noite para dormir.

  • PRÓTESE TOTAL  conhecida como dentadura, é um tipo de prótese indicada quando existe a perda total dos dentes. Entretanto, essa prótese tem pouca estabilidade e é pouco confortável durante a mastigação, o que pode atrapalhar a adaptação a este tipo de prótese

  • PRÓTESE PARCIAL são feitas de metal, silicone ou poliamida, sendo indicadas com o objetivo de substituir a falta de somente alguns dentes.

  • IMPLANTE DENTÁRIO é um tipo de prótese que consiste na fixação de um pino no maxilar para substituir a estrutura óssea ou a raiz do dente, servindo, assim, de suporte para a colocação de próteses parciais ou totais fixas.

    Benefícios da prótese para o paciente:

    • Melhoria da mastigação, pois o paciente não terá nenhum dente faltoso, visto que a prótese fará a reposição deles;
    • Melhora da fala, apesar de não parecer, os dentes possuem uma grande influência durante a fala, portanto a falta deles pode atrapalhar a sonoridade de alguns fonemas. Sendo assim, a prótese consegue resolver os problemas fonéticos derivados da perda dentária;
    • Melhora na autoestima, a perda dentária compromete a estética do sorriso do paciente e, em alguns casos, pode fazer com que o paciente tenha vergonha de sorrir. Desse modo, visto que a prótese dentária repõe os dentes perdidos do paciente, ela garante que o paciente reganhe sua autoestima e possa voltar a sorrir sem constrangimento.