Periodontia

Periodontia é a especialidade odontológica que trata dos tecidos que dão sustentação para os dentes. Com objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar.

O periodontista, que é o profissional que atua nessa área, tem como missão e desafio diagnosticar e tratar as doenças periodontais.

Entre as atuações mais comuns do profissional de periodontia estão:

– Avaliação e diagnóstico de tratamento para problemas periodontais;

– Avaliação de como a doença periodontal pode estar influenciando nas condições sistemas do paciente;

– Controle dos fatores de risco para doenças nas gengivas;

– Atuação para prevenção de doenças por meio de procedimentos clínicos e cirúrgicos

As principais doenças periodontais são a gengivite, a periodontite e o abscesso dentário

• GENGIVITE é a inflamação da gengiva, causada, no geral, por acúmulos bacterianos, placa e biofilme em volta dos dentes. Se inicia de uma forma muito sutil, provocando pouco ou nenhum sintoma, então, você pode nem percebê-la. Ela também acaba limitada a apenas um dente ou uma pequena região da boca, mas, quando não recebe tratamento, se agrava, atingindo áreas maiores.

• PERIODONTITE é a evolução da gengivite, onde náo tratada  afeta tecidos mais profundos do periodonto.Esse quadro é bem mais severo e pode se tornar infeccioso, atingir os ligamentos periodontais e o osso alveolar, que mantêm os dentes presos à boca. Quando não tratada, a periodontite pode levar à perda dentária.

• ABSCESSO DENTÁRIO também é um tipo de inflamação, só que, nesse caso, existe a produção de pus em um ponto específico da boca, ao redor do dente ou na raiz dele. Existem dois tipos de abscesso: periodontal e periapical onde em ambos os casos, ocorre a formação de um nódulo purulento, que provoca dor e incômodo. Ele é causado por uma infecção bacteriana que não recebeu o tratamento adequado, levando ao acúmulo de bactérias, líquido inflamatório e células mortas.