Endodontia

A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente

Tipos de especialidades

A endodontia é uma área importante não só para a saúde, mas também para a estética, pois é responsável por tratar a estrutura interna do dente, mantendo a saúde e a vitalidade da arcada dentária.
Se o paciente não der atenção ou não mantiver os cuidados necessários por meio dos tratamentos endodônticos recomendados, além de prejudicar a própria saúde, ele arrisca sofrer com problemas mais sérios, como a extração do dente

As emergências odontológicas acontecem quando os pacientes estão sentindo muita dor ou sofrem um trauma significativo na região da boca. Como a dor de dente pode estar associada à cárie em estágio avançado, eventualmente, o problema tem potencial relação com o canal.

O processo de canal inclui até cinco fases, e elas podem variar de um paciente para o outro:

• Anestesia e Abertura ( A abertura é realizada através da coroa e segue até a câmara da polpa dentária. O canal é feito com anestesia local, por meio de pequenas injeções na gengiva, próximas à base dos dentes.)
  • Remoção do tecido infectado ou inflamado ( Após anestesiar o local e proceder com a abertura da coroa, a etapa seguinte consiste na remoção de todo tecido infectado ou inflamado. São usadas limas especiais nessa fase.Depois de remover por completo toda a inflamação, o canal é modelado para receber o material da restauração. Além disso, é realizado o processo de irrigação, que limpa os canais e remove todos os resíduos.)
  • Restauração dos canais ( Depois da remoção completa da inflamação e da higienização do local, o endodontista realiza a obturação dos canais com o material permanente.Geralmente, esse processo é realizado com um item chamado guta-percha, que contribui para manter os canais seguros contra infecções e contaminações.Essa é uma resina vegetal bastante utilizada na odontologia e muito bem-aceita pelos tecidos vivos. Tal substância é bem maleável e biocompatível, apresentando uma boa aderência aos radiculares durante a obturação.)
  • Reconstrução do dente ( Nessa etapa, um material de preenchimento temporário é colocado no topo da guta-percha, com o propósito de vedar a abertura.Esse item permanece no local até que o dente receba a restauração ou uma coroa, que reproduz um dente natural e é colocada sobre o topo dentário. Em alguns casos, pode ser necessário colocar um pino na raiz, a fim de dar um suporte extra à coroa. A necessidade desse pino deverá ser avaliada pelo endodontista.
  • Acabamento da coroa ( Concluídas todas as etapas anteriores, é dado acabamento à coroa, fixada com cimento específico. A última parte do tratamento de canal é a restauração dentária. Nesse momento, o endodontista preenche o espaço criado em função da retirada de tecido com uma resina, recriando o formato original do dente.

Como você pôde ver, o endodontista realiza um longo processo no tratamento do canal. Além de tratar lesões cariosas profundas, a endodontia também tem a função de corrigir fraturas e traumas dentários, que possam ter causado prejuízos na parte interna do dente.